O Plano de Actividades combinado com o Projecto Educativo e o Regulamento Interno, é um dos principais instrumentos de trabalho. As actividades da Creche e do Jardim de Infância do Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto decorrem ao longo do ano lectivo e são planeadas e implementadas pela equipa educativa de forma a envolver o maior número de intervenientes possíveis.
Actividades com a família, encontros intergerações, celebrações de tradições, experiencias relacionadas com o projecto educativo ou a exploração de temas que vão de encontro ao superior interesse da criança, têm com finalidade o desenvolvimento saudável e harmonioso da criança nas suas várias dimensões: física – psicológica – social – familiar – cultural.
O planeamento anual destas atividades encontra-se registado nos documentos em PDF que pode consultar abaixo.
Atividades incluídas na Oferta Curricular
Os objectivos a alcançar com esta actividade passam por ensinar a criança a aprender a utilizar, a dominar e a sentir melhor o seu corpo; tomar consciência das diferentes partes do corpo, das suas possibilidades e limitações, facilitando a progressiva interiorização do esquema corporal e a tomada de consciência do corpo em relação ao espaço; adquirir noções de relações espaciais e de lateralidade (direita/esquerda – dentro/ fora etc.); ser capaz de parar o movimento, ou seja, estar quieta e relaxar; aperfeiçoar o controlo motor; aprender a manipular diversos objectos; produzir sons e ritmos com o corpo; expressar criatividade através do movimento; coordenar e controlar o próprio corpo para a execução de tarefas.
A música, sendo a arte dos sons, possui diversas propriedades capazes de estimular o desenvolvimento infantil; interfere não só na perceção auditiva, mas também no movimento do corpo, na fala e no pensamento lógico e estético. A linguagem musical, além de essencial para o desenvolvimento da expressão, equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, contribui significativamente para o desenvolvimento da memória, da concentração, da coordenação motora e abre espaço para uma diversidade de oportunidades que contribuem para o pleno e harmonioso desenvolvimento da criança. Inserida de forma correta no ambiente educativo das crianças, a música, além de promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, é um poderoso meio de integração social.
Estimular a criatividade, a capacidade sensorial e motora e as habilidades naturais de cada criança por meio de atividades como, aulas de música, educação corporal, culinária, jogos interactivos, artes e artesanato, a aprendizagem da língua inglesa ocorrerá de maneira tranquila e natural.
Desenvolver o gosto pela aprendizagem da língua Inglesa, alfabetizar as crianças em português e facilitar a fluência na língua inglesa promove um desenvolvimento com mais experiencias e competências.
A educação pré-escolar depara-se com os mesmos desafios que a educação em geral na era digital. Dotar as crianças de competências que lhes facilitem a aprendizagem através de novos métodos e diversificadas actividades.
Os ambientes de aprendizagem na actualidade são muito mais abrangentes que os tradicionais e a utilização das TIC pode valorizar as oportunidades educativas para as crianças mais pequenas. Elas podem aplicar-se para estimular brincadeiras exploratórias, para promover a discussão, a criatividade, a resolução de problemas, a tomada de riscos e o pensamento flexível.