Construir um Projeto Educativo é pensar, interrogar, identificar problemas, questionar decisões e efeitos, estimar resultados, colaborar nas soluções, mobilizar-se em torno de objectivos comuns, de forma a perspetivar o futuro.
O Projeto Educativo é um trabalho de grupo, visto que ele será a imagem da Instituição e de toda a comunidade envolvente: daqueles que nela exercem a sua ação educativa e dos que nela recebem a sua educação.
A sua elaboração visa as crianças, conjeturando os interesses, caraterísticas e expectativas das mesmas, proporcionando às crianças atividades psicopedagógicas que as motivem e despertem os seus interesses para que estas se desenvolvam de forma harmoniosa em todas as áreas da sua vida.
“As necessidades físicas, emocionais, sociais e intelectuais da criança devem ser todas satisfeitas para que seja feliz, desenvolva a totalidade do seu potencial e cresça tornando-se um adulto capaz de contribuir e participar.”
Mia Pringle, 1983
É no Projeto Educativo que encontramos a orientação e o fio condutor que nos permitirá construir as metas a que nos propomos. É desta forma que delineamos o percurso a seguir com a finalidade do sucesso individual de cada criança nunca esquecendo as atitudes e valores que nos tornam seres sociais, com espírito crítico, respeitando sempre o outro, mantendo a família sempre presente.
O Projeto Educativo elaborado pela equipa técnica do Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, para o período compreendido entre os anos 2010 e 2015 tendo em conta a diversidade educacional e cultural do meio em que nos encontramos com a seguinte temática: “Consciencializar os nossos clientes em liberdade de consciência, da sua responsabilidade na aquisição de noções e comportamentos de educação cívica e moral”