A Velhice não é a conclusão necessária da existência diferente da Juventude e de maturidade, mas dotada de um equilíbrio próprio e deixando aberto uma gama de possibilidades”
                                                                                                                                                                          Simone de Beauvoir


O plano individual de intervenção tem por objetivo orientar o trabalho da equipa que acompanhará o idoso. Assim, é definido para cada utente/idoso um plano de intervenção individual que tem como objetivo organizar, operacionalizar e integrar os serviços com as necessidades e expetativas do idoso e da sua família.

Para a sua formulação, são recolhidos dados sobre as necessidades, os problemas ou os pontos fortes, tendo em conta a sua componente psicológica, afetiva, cognitiva social, funcional e de saúde, e com base nesta avaliação, são planeadas as intervenções que permitem atingir as metas traçadas.

Consideramos que este plano deve ser vivo e dinâmico, isto é, estar em permanente reavaliação e sujeitar – se a revisões periódicas. É fundamental assegurar que o idoso tem ao seu dispor os recursos para assegurar o seu projeto de vida.