Atividades Socioculturais

À semelhança de outros países, Portugal atravessa uma fase de envelhecimento demográfico acentuado. As modificações dos comportamentos demográficos refletem-se, nas estruturas populacionais de forma irreversível. O envelhecimento de uma população é um fenómeno de dimensão ínfima, tendencialmente durável, irreversível e com efeitos em todas as sociedades.

A animação sociocultural é uma metodologia de intervenção que visa vários aspetos, nomeadamente: a participação de um grupo ou comunidade, a promoção da cidadania, a motivação dos indivíduos para realizar atividades que contribuam para o seu enriquecimento e/ou desenvolvimento individual e social.

A animação Sociocultural nas instituições sociais, nomeadamente nas que são vocacionadas para idosos, contribui para um melhor envelhecer, não sendo apenas para preencher o seu tempo de ócio/ lazer, mas também para facilitar a sua adaptação ao novo ambiente institucional, facilitar as relações sociais, contribuir para uma maior autonomia e, até, no nosso caso em especial, facilitar intergeracionalidade, independentemente das suas capacidades e/ou limitações e da fase do seu processo de envelhecimento.

 

Partilhamos, em anexo, o nosso plano de atividades semanal e anual: