Uma boa alimentação é importante em qualquer etapa da vida, os nutrientes (que constituem os alimentos), promovem o fortalecimento e manutenção dos ossos e músculos, e fornecem energia ao corpo. Fazer uma dieta adequada ajuda a reduzir o risco de doenças e pode melhorar a qualidade de vida nas pessoas que sofrem de doenças crónicas.
A qualidade de vida não se traduz apenas por ausência de doença mas também pela manutenção da independência, da mobilidade, das funções cognitivas, de um estado psicológico adequado, das relações sociais e das redes de apoio.
Uma alimentação saudável contribui para uma maior qualidade de vida, ajudando as pessoas idosas a manter a sua independência e aumenta a capacidade para cuidar das tarefas básicas diárias.
Existem critérios, em termos de recomendações alimentares concretas, que são comuns a todos os grupos etários, como tal úteis também para as pessoas idosas. Critérios que o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto oferece nas ementas semanais.
- Fazer uma alimentação variada e evitar comer demais,
- Começar as refeições com entradas (sopa ou pratos com vegetais),
- Consumir líquidos em abundância, sendo a água a melhor bebida,
- Moderar o consumo de doces, gorduras saturadas e bebidas alcoólicas,
- Consumir alimentos ricos em fibras (frutas, legumes, verduras…),
Recomendações especialmente importantes para as pessoas idosas:
- Embora necessite de menos calorias do que quando era jovem, necessita sempre dos mesmos nutrientes, em igual quantidade, excepto no caso do cálcio e vitamina D cujas necessidades aumentam com a idade,
- Inclua na sua alimentação alimentos dos 7 grupos da Roda dos Alimentos, nas seguintes quantidades aproximadas: ƒ Cereais e derivados, tubérculos – 28% ƒ Hortícolas – 23% (400 gr. /dia) ƒ Fruta – 20% (2 a 3 peças/dia) ƒ Lacticínios – 18% ( 750 ml = 3 chávenas médias por dia) ƒ Carnes, pescado e ovos – 5% ƒ
- Carne: prefira as carnes brancas (frango, peru, coelho, porco) ƒ
- Peixe: prefira o peixe à carne que deve consumir pelo menos 3 x por semana ƒ
- Ovos: 2 a 3 por semana- Leguminosas – 4% ƒ Gorduras e óleos – 2% (evite as gorduras saturadas, prefira o azeite)
- Água: pelo menos 1,5 l/dia (ou chás de ervas)
Consulte a ementa semanal do Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto disponível em PDF.